8 de agosto de 2010

Passado e presente

As imagens que aqui vos apresento fazem parte de um blog que mostra fotografias tiradas no mesmo sítio, mas com uma diferença de 65 anos.
O autor tirou fotografias actuais nos mesmos locais onde foram tiradas em 1945 durante a 2ª Guerra Mundial, em Moscovo, Berlim, Praga, Viena e São Petersburgo.
Com um trabalho de sobreposição das imagens é este o resultado. Este é um exemplo do interessante trabalho que podem ver aqui.

(clicar nas fotos para aumentar)

Georgy Zhukov, Marechal da URSS, na escadaria do Reichstag em Berlim, o actual Parlamento Alemão.


Favoritenstrasse, uma das principais ruas em Viena.


Torre da Pólvora, Praga.


Palácio Imperial de Hofburg, Viena.

10 comentários:

maria teresa disse...

Vim "cuscar" e fiz muito bem...
Que trabalho tão interessante!
Fui ao endereço que indica, e contemplei uma recriação fotográfica com uma riqueza histórica enorme.
Obrigada por ter dado a dica.
Abracinho

Mike disse...

Maria Teresa, está autorizada a cuscar, sempre e quando quiser.
É muito bem vinda aqui ao estaminé.
Abracinho também.

um coelho disse...

Este trabalho está especatular. Adoramos ver fotos antigas e compará-las com o actual, sobretudo quando conhecemos o local (o que não é o caso, infelizmente).

João Roque disse...

Adorei ver estas sobreposições e é curioso que já estive em todos aqueles locais...num tempo intermédio, mas mais próximo do presente, claro...
E que satisfação ver aqui a Maria Teresa: em boa hora!
Beijinhos a ambos.

Mike disse...

Dois coelhos, bem vindos aqui à toca/estaminé.
Também gosto muito de comparar o antigo com o actual, mas o que torna mais interessante aqui é mesmo a forma como é feito.
Obrigado à visita. Prometo visitar a vossa toca em breve.:-)
Abraços.

Mike disse...

João, por "culpa" tua já há algum tempo que seguia a Maria Teresa, mas só ontem me "meti" com ela, por causa do teu desafio (não estou esquecido). É uma querida!
Acredito que para quem já esteve nestes locais como é o teu caso (e o de mais "alguém" aposto) as fotos ganhem outra dimensão e tenham outra perspectiva.
Grande Abraço.

Snl disse...

É fantástica esta coleccção, brilhante.
Na semana passada tentei fazer um encaixe do género, tirei uma foto com Polaroid e depois tentei encaixar numa foto real e mais abrangente do local (so visto, lol), apesar de parecer simples demorei algum tempo e não gosto do resultado, lol. Mas enfim, imagina o trabalho, o angulo e distâncias têm que ser precisos.
Muito bom. Obrigado pela partilha.
;)
Abraço

Mike disse...

Félix, como é que eu sabia que ias gostar?! ;-)
Também me lembrei do trabalhão que este tipo não deve ter; conseguir o mesmo ângulo e distâncias...é obra. Era curioso saber quantas fotos de cada local tira para conseguir a foto final. Deve fartar de gastar rolos, é o que é. lol
Quanto a ti...vai experimentando e quando gostares do resultado é favor mostrar...tá?!
Abraço.

paulo disse...

não me perguntes como mas já me tinha cruzado com estes trabalhos. e já na altura achei um trabalho fabuloso, além de que é uma ideia tão simples quanto inusitada. simples e óbvia, que me interrogo porque nunca tinha pensado em fazer o mesmo... mas o fantástico é isso mesmo: é apresentar o difícil com aspecto de fácil e simples.

abraços

Mike disse...

Zoninho, realmente pensei no mesmo: como não me lembrei de fazer o mesmo, ainda que com outros locais.
Embora o trabalho aqui seja "apenas" sobrepor duas fotos, a conjugação perfeita das duas torna o trabalho final tão interessante.
Abraços.