16 de agosto de 2010

América: de 1939 a 1943

Estas fotografias fazem parte de uma exposição de 2006 intitulada "Bound for Glory: America in Color", que retrata os efeitos da Depressão na América rural e na população das pequenas cidades.
São algumas das únicas fotos a cor que existem desta época, tiradas por funcionários da Administração americana (Farm Security Administration/Office of War Information), que experimentaram na altura, e pela primeira vez, a cor.
As fotografias são propriedade da Library of Congress e podem ser vistas aqui.












12 comentários:

João Roque disse...

Todas boas, com realce para do baile.

maria teresa disse...

Fotografias que retratam um passado algumas das quais na década do meu nascimento, põem-me nostálgica ...mas com uma nostalgia que me agrada!
Abracinho

Snl disse...

Grande link! ADOREI! Agora que ando a brincar com filme (sim, eu ando para "trás") sabe ainda melhor ver fotos assim.

Na sexta feira tive a oportunidade de estar em frente de quadros e fotos de grandes nomes, achei interessante como a minha adrenalina aumentou, foi possivelmente a melhor parte cultural desta viagem.
Uma das expos: http://moma.org/visit/calendar/exhibitions/1041

Unknown disse...

esta altura tem algo de mágico. Vou devorar o link que deixaste. thanx

Mike disse...

João, a do baile também gosto. Um ambiente e pêras.:-)
Nesta selecção que fiz gosto muito da 3ª foto. Pensar que se trata de Washington, uma cidade pequena.
No site há umas quantas que custa acreditar que se trata dos States.
Abraço.

Mike disse...

Maria Teresa, gosto muito deste género de fotografias e desta época que retratam.Mostram de uma forma crua como foram vividos aqueles tempos, sobretudo os efeitos da Depressão.
Beijinho.

Mike disse...

Félix, não sei como te hei-de dizer isto....hmmm.... há umas coisas novas....que se chamam...máquinas digitais. Boa?! LOL
É uma das coisas que o digital tem de mau, é que não consegues captar este tipo de fotos, com esta "essência". E aí o filme ganha pontos.
Tive a ver as fotos do teu link para o MoMA...que espectáculo, a avaliar pela amostra.
Grande abraço meu MoMA. ;-)

Mike disse...

Speedy, you're welcome!
Sim, apesar de serem tempos difíceis pós Depressão, este período tem "quelque chose".
As fotos são de uma crueza e realidade incríveis. Talvez porque os funcionários estatais não pretendessem fazer arte, mas apenas registar e documentar as situações. (mal sabiam eles que 70 anos depois estas fotos são arte)
Abraço e vai aparecendo aqui pelo estaminé.

paulo disse...

ah, estas não conhecia, não senhor! e são fabulosas! quando regressar à civilizar tenho de explorar melhor o link!
abraços

Mike disse...

Olha que é ele!!!
O meu estaminé a ser lido no estrangeiro.:-)
Tudo a correr pelo melhor é o que vos desejo.
Abraços

paulo disse...

lol
bem, se considerares a beira litoral à beira da beira baixa como estrangeiro, então sim! caso contrário, estou só num sítio medonho a ser torturado com música de acordeão entre-cortada com música da subtileza da do Quim Barreiros, que é a minha aldeia... sim, o mundo civilizado ficou longe. voltámos ao beira-mar plantado.
um grande abraço

Mike disse...

Ahh regressaram ao rectangulozinho. :-)
Abraços.