23 de novembro de 2009

ÚLTIMA HORA: Cavalos Lusitanos encalham nos Açores

Há um cargueiro, o S. Gabriel, encalhado ao largo da Ilha de S. Miguel desde Sábado.
O navio tem 360 toneladas de fuelóleo nos porões e as autoridades não descartam a possibilidade de um derrame que, a acontecer, vai provocar grandes estragos a nível ambiental.

Mas ontem…. ( e hoje continuou) a principal preocupação das televisões era... os 7 cavalos lusitanos??!!! WTF!!!

Queremos lá saber dos 14 tripulantes ou dos danos ambientais que o fuelóleo pode causar em caso de derrame.
O que interessa mesmo são os pobres dos cavalos (puros lusitanos) que estão retidos no navio e impossibilitados de participar numa prova em Portugal Continental.
É mesmo o que as televisões querem, um fait diver para intervalar dos outros fait diver dos tribunais e da assembleia.

Ontem a SIC alugou um bote para chegar mais perto do navio para “entrevistar” alguns dos tripulantes (os cavalos não quiseram falar).
A TVI conseguiu em exclusivo ( Claro! Mas haverá alguma coisa que naquela televisão não seja exclusivo?!) uma entrevista com o dono dos cavalos e outra com o presidente do clube hípico dos Açores. Ainda entrevistou (sempre em exclusivo) uma das pessoas que ia montar um dos cavalos e acho que ainda alguém que conhece os cavalos desde pequeninos e por isso se sente muito angustiada e que preferiu não dar a cara e falar com a voz distorcida.
A RTP além do enviado especial, já fez um especial “Cavalos” no site, com vídeos de hora a hora sobre as condições dos cavalos e abriu uma página no twitter, para acompanhar a situação.

Falta agora assistir à operação de salvamento dos cavalos. Sim, porque ninguém se interessa por uma operação de trasfega de combustível, ou até mesmo da retirada dos tripulantes.
E vai ser outro show televisivo: a TVI vai já preparar um especial de julgamento público para saber de quem é a culpa. (Ao que parece a Moura Guedes vai moderar o programa)
A SIC vai ter o Moita Flores e possivelmente o Nuno Sabe Tudo Rogeiro.
A RTP anda a ver como meter o Marcelo e o Vitorino a comentar isto tudo, já para não falar que ainda tentam arranjar uma maneira de meter um cameraman em cima de uma steady cam (como na noite eleitoral).
Haverá ainda os programas da tarde e da manhã intercalados com directos do local.

Ao contrário do navio, Portugal anda à deriva. No caso da comunicação social, anda ao sabor do vento e fazem-se novelas em vez de telejornais, que supostamente deviam informar e esclarecer.
Como diria o amigo Félix: PLAMORDEDEUS!!!!!


UPDATE: Cavalos retirados "com sucesso" de navio encalhado nos Açores.
A retirada dos sete animais, entre os quais um vice-campeão nacional, ficou concluída cerca das 16:50 (17:50 em Lisboa), tendo decorrido sem problemas. (Lusa)


Ufa!!! Já estou mais descansado. Quer pelos 6 simples cavalos lusitanos, quer pelo vice-campeão nacional.

4 comentários:

Snl disse...

CAVALO? Tão e não rodas isso? lol

PLAMORDEUS!! Ainda bem que não vejo tv!

Tongzhi disse...

Embora perceba a preocupação e a pressão que os donos dos animais devem ter exercido sobre a situação, confesso que quando vi a reportagem pensei exactamente o mesmo que tu...

Mike disse...

Felix, ando mesmo loiro ultimamente... não percebi a tua piada à primeira...nem à segunda. eheh.
Para veres tristezas como estas, fazes bem em não ver tv.
Abraço.

Mike disse...

Tongzhi, nem sequer se trata de não querer que os pobres dos animasi sejam salvos.
A questão toda é a palhaçada do suposto "acompanhamento jornalistico" que fazem da situação.
Abraço.