13 de janeiro de 2011

...directamente da pastelaria

Os portugueses adoram uma boa teoria da conspiração. E quando mete o homicídio de uma figura pública, sexo, sangue e mistério então vale tudo. Em cada português há um Hercule Poirot.

Entrei na pastelaria da esquina, o melhor local para se saber o que se passa no mundo e arredores, e ouvi uma senhora gritar para o outro lado do balcão corrido que Carlos Castro ia ser "cromado". Que tinha "pedido para ser cromado e as suas cinzas espalhadas de um prédio com mais de 10 andares". Com todo o café a ouvir, e como se fosse grande amiga do falecido, dizia ainda a senhora que "o Carlos andava com medo de dormir com o garoto já há alguns dias". Tudo isto regado com uma meia-de-leite acompanhada de meia torrada em pão integral.

Do outro lado da vitrina, o dono da pastelaria, com uma regueifa na mão esbracejava: "conheço uma prima de um vizinho do miúdo que garante que ele não é "homem-sexual". Aquilo deve ter sido o Senhor que o pressionou, dizem que até lhe andava a pôr comprimidos na sopa...o miúdo devia era andar alucinado". Enfim... há explicações para todos os gostos...e teremos certamente em cada café do país 10 Sherlock´s de bigode e sem cachimbo dispostos a resolver em 5 minutos e entre duas taças ginja este mistério nova-iorquino.

Porém, a pergunta que eu ainda não vi ninguém colocar é porque é que um homem de 65 anos andava em "lua-de-mel" (como o próprio lhe chamou) com um garoto de 21 em Nova Iorque? E atenção, digo isto sem qualquer conotação homofóbica ou preconceituosa em relação à diferença de idades (44 anos). Que fique bem claro que cada um faz o que quer com quem quer, é-me igual ao litro. As pessoas maiores de idade são livres de terem as relações consensuais que bem entenderem sem que ninguém tenha algo a ver com o assunto.

Pergunto por uma só razão: um puto de 21 anos é isso mesmo - um puto de 21 anos. Nada ou quase nada sabe da vida e lá terá os seus sonhos, expectativas e ilusões . As dele e as que lhe criam. A maioridade não se ganha com um dígito ou dois a mais no BI. A maturidade ou não dos actos cometidos é bem diferente da legalidade destes. Estaria este garoto preparado para uma relação deste género, mesmo que conscientemente achasse que iria beneficiar com ela? Não me parece. Todavia não há qualquer tipo de desculpa ou justificação para o que fez.

Uma pessoa de 65 anos com a experiencia de vida de Carlos Castro, por muito iludida ou enamorada que estivesse, acreditaria que um qualquer Renato de 21 anos desta vida se apaixonasse loucamente por ele? Acho mesmo que este caso mistura muito de ingenuidade com fantasia e ilusão, de parte a parte. Uma estranha ligação que terminou da pior forma.

No meio desta tragédia estão muitas pessoas. Renato não só tirou a vida brutalmente a Carlos Castro, esmagou a sua própria vida e arrastou duas famílias para um pesadelo.


Por Tiago Mesquita, no blog "100 reféns" do Expresso

9 comentários:

Myke disse...

"Uma pessoa de 65 anos com a experiencia de vida de Carlos Castro, por muito iludida ou enamorada que estivesse, acreditaria que um qualquer Renato de 21 anos desta vida se apaixonasse loucamente por ele?"
Quem será menos experiente, um ou outro?

com o teu post, assopraste qualquer milgalha que possa ter sobrado da bolacha que acabei de comer!

silvestre disse...

Infelizmente, se a idade nos dá sabedoria, a paixão tira-nos o juízo. Um homem sem juízo foi brutalmente assassinado, torturado, mutilado. Era preciso tanto?

Unknown disse...

é tudo tão discutível. Mas ao mesmo tempo, o importante ninguém discute.

Mike disse...

Myke, queria ter colocado uma menção no post, mas como o texto não é meu acabei por não o fazer.
Mas era uma nota relativa a essa questão da idade. Em todo o texto é a parte em que, na minha opinião, o autor generaliza demais e não estou de acordo.
A questão da idade na relações é algo "acessório", e neste caso em concreto creio que não tem nada a ver.

Mike disse...

Silvestre, não era preciso nada.
O que aconteceu é algo que, tendo explicação, não terá nunca desculpa.

Mike disse...

Pois Speedy, fala-se e discute-se muito do que é acessório e das "curiosidades" do caso e parece até esquecer-se que uma pessoa morreu, em circunstâncias estranhas e de forma tão violenta.

zehtoh disse...

Resumiste bem alguns dos pontos que também já me tinham passado pela cabeça

ψ Psimento ψ disse...

Já tenho comentado que a policia de Nova Iorque ainda não relatou os factos, os meus colegas psicólogos e psiquiatras quando por vezes abordamos o assunto evitamos elaborar teorias porque não conhecemos os factos e os nossos juízos de valor iriam influenciar, mas qualquer português básico julga na sua arrogância ignorante saber todas as razões motivos com as máximas certezas. Potenciais peritos forenses ou quiçá argumentistas de novelas da TVI.
De resto a orientação sexual em nada interessa para o caso e é o que mais se fala. É um crime que terá de ser julgado consoante a lei, pouco importa se os envolvidos eram homossexuais, heterossexuais ou qualquercoisasexuais. Contudo é disto que o povinho gosta… do “picante”, para poder dizer barbaridades.
O texto tem uma visão interessante embora eu acrescente que sabedoria e maturidade não estão directamente relacionados com a idade. Lamento mas isso é uma utopia dos velhos tempos em que idade era estatuto… Quantas pessoas mais velhas existem sem ponta de conhecimento útil e maturidade e quantos jovens com um desenvolvimento psicológico e emocional de deitar por terra qualquer idoso? Peço desculpa pela frieza neste aspecto mas há diversas coisas tão irracionais que se dizem nos parâmetros relacionados com a idade…
Um abraço.

João Roque disse...

Isto assusta-me, até pela minha idade, embora eu não seja o Carlos Castro, é bom que se entenda.
Mas conheço pessoalmente o Cláudio Montez, que acompanhou as duas irmãs do CC a NY e sei que era intimo dele e sabia por assim dizer tudo da sua vida; e quando ele afirma de que há provas no computador e no telemóvel do CC do envolvimento sexual do rapaz com ele, não me atirem com areia para os olhos, por favor!
Que a família tente por todos os meios, salvá-lo de uma pena pesada, até compreendo; que essa possibilidade só possa vir pelo foro psiquiátrico, tudo bem. Mas há limites para ambas as situações e por muitas atenuantes que lhe "arranjem" nunca conseguem limpar o rapaz de um crime horrendo pelo qual tem que ser condenado, ou então a vida neste mundo é apenas a lei da selva.
Quanto à homofobia que reina por aí, do que é que se estava à espera?
Somos um povo perfeitamente inculto e de uma estupidez gritante!!!