6 de outubro de 2010

SIC - 18 anos

A SIC faz hoje 18 anos. Os mesmos anos de televisão privada em Portugal.
Lembro-me do início da SIC há 18 anos, se não me engano às 16 horas, do dia 6 de Outubro de 1992. (estava eu com 16 aninhos)
Veio pôr fim ao monopólio da televisão estatal em Portugal e dar cor e movimento ao cinzento quase bolorento que vivia nos 2 canais então existentes.
Não sei se por ter visto nascer o projecto SIC e ter acompanhado o seu crescimento, sempre foi e continua a ser a minha televisão de preferência, hoje em dia estendida aos outros canais do universo SIC. Talvez por isso, mas também porque a SIC teve (entretanto alguns mudaram de estação) e continua a ter os melhores profissionais, mais giros e com melhor aspecto de todas as estações (salvo raras excepções aqui e ali).

20 comentários:

João Roque disse...

A SIC foi sem dúvida um marco na TV em Portugal.
Mas já teve dias melhores...
O que é importante é a inovação que trouxe com os novos canais, principalmente o SIC Notícias, o SIC Mulher e o SIC Radical.
Hoje não é o meu canal preferido; esse é a RTP, pois tem no meu entender os melhores profissionais.
Parabéns à SIC.

o outro coelho disse...

Isto pode parecer extremamente perturbante...mas eu vou fazer uma confissão!
Eu era viciado nesta música e no vídeo "com estas mil cores" quando era puto. Ficava acordado até altas horas apenas porque adorava imenso o vídeo. Enfim... São fases. ;-)
Também partilho da tua opinião quando dizes que a SiC veio transformar o panorama da TV em Portugal naquela altura. Foi extremamente inovadora, com bons programas de entretenimento, com profissionais novos mas no entanto com potencial e talento, e que por isso deixaram a sua marca na altura e ainda hoje andam por aí nessas vidas. Programas infantis (como me lembro da Ana Malhoa teen...), com bom jornalismo, e até com as melhores telenovelas que me recordo de ter visto até agora (se bem que essas vinham doutro país :-P)
Actualmente não partilho desta opinião. Não vejo inovação nem criatividade em quase nada do que é feito na Tv portuguesa. Os programas são sempre os mesmos, remetem-se às mesmas questões, mau jornalismo (na generalidade), as mesmas rotinas, enfim...
Por isso, a minha Tv poucas vezes se "abre" nos canais generalistas portugueses. Dou preferência a outros.
Abraços

um coelho disse...

É preciso andar a ler blogs dos outros para descobrir coisas do meu coelho. Acham normal???
Em relação ao post, lembro-me de estar sentadinho em frente à televisão a ver a Alberta Marques Fernandes a apresentar as notícias, e eu tão estupidamente contente...

maria teresa disse...

Lembro-me desse dia tinha eu os meus 51 anitos:):):)pensava que tinha sido há mais tempo...
Deixei de ver televisão portuguesa há mais de três anos, não sei o que por lá se passa...não sei se fiz bem ou mal...mas na verdade não me faz falta.
Abracinho

Mike disse...

João, tenho que concordar contigo, que a SIC já teve melhores dias, mas actualmente todas as televisões já os tiveram também. O jornalismo é aquilo que nós sabemos, boas séries e bons filmes só depois da enchurrada de novelas e reality shows... Valha-nos o cabo que ainda nos permite ter uma grande escolha.

Mike disse...

Coelho 1, eu agora podia dar uma de intelectual e achar-te a pessoa mais estranha por gostares do "hino" da SIC...mas sabes que mais? (e aqui só para a gente que ninguém nos ouve)
- Eu também!!!lol Tirando a parte de ficar acordado até às tantas. Mas quando gravava filmes que eram trasmitidos mais tarde, deixava a gravar mais tempo para apanhar a música. Enfim...pancadas.
São da SIC os programas de entretenimento e de informação que mais ficaram na memória e dos quais fazemos ainda hoje comparações do que existe actualmente.
Hoje como referes, a inovação é pouca, e é um pouco copiar o que está feito, adaptar o que já se fez....
Abraço.

Mike disse...

Coelho 2, já viste os podres do teu bunny? LOL
Vá, mas tens sorte que não ficou acordado até às tantas para ver coisas impróprias.:-)
Abraço.

P.S: eh páh! vocês baralham-me, lol. Parecia-me alguém com dupla personalidade. LOL

Mike disse...

Maria Teresa, se deixou de ver televisão, não perdeu grande coisa nestes 3 anos. E se quer "regressar" à TV deixo-lhe um conselho: não o faça agora senão ainda se assusta. :-)
Beijinho.

silvestre disse...

quando a sic começou era bem fraquinha. Se bem me lembro (lá nos meus idos 18 anos)a coisa rodava um bocado à volta de fanfarronice e sexo, com aquele maravilhoso (noooot!!) Colpo Grosso, mais conhecido por Água na Boca

Anónimo disse...

Eu vou ser muito sincera: no dia em que o Big Show Sic terminou, para mim a Sic acabou. Sem o macaco recuso-me a ver o canal. E sem o Adriano também.

Anónimo disse...

P.S. - Eu também adorava o genérico da Sic. Acordava cedo para ouvir aquilo e ainda hoje sei a letra. MAS eu tinha sete anos... Ah, pois é...

João Mateus disse...

também é a minha estação favorita ( fora cabo claro ) e concordo tb que é a estação com mais gente bonita por metro quadrado ;O)

Mike disse...

Silvestre, já para não falar no "Na Cama com..." e o "Sex Appeal" e outros belos programas do género. :-)

Mike disse...

Humming, comigo passou-se o mesmo mas foi com a Belle Dominique. LOL
Eu vou mexer uns cordelinhos (sim...eu tenho contactos) a ver se põe o macaco e o Adriano a apresentar qualquer coisinha. :-)

Mike disse...

João, é não é? Também me parecia. (Salvo algumas excepções)

Mark disse...

Eu também adoro o genérico da SIC. A música é muito gira.
Claro que, por motivos óbvios (idade lol), eu não me recordo do "nascimento" da SIC, mas cresci com os seus programas, principalmente novelas. A SIC faz um pouco parte de todos os que são da década de 90. :)

Blog Liker disse...

O que tu me fizeste recordar! Deveria eu ter os meus onze anos e andava todos os dias a sintonizar a TV para ver se as emissões da SIC já estavam disponíveis! Isto, porque onde eu morava, à data, a SIC não chegou logo de imediato. Lembro-me que foi uma excitação ver um canal novo! Sobretudo naquelas TV analógicas, em que se regula a antena à mão! AhAhAh! Estou a rir-me mas ainda tenho dessas! :P

Angelo disse...

Eu lembro-me perfeitamente disto! Tinha eu uns 14 anos e ainda era magro e tudo!

Deixem lá os viciados no genérico da SIC, que eu também fui agarrado durante muito tempo. E foi muito giro ouvi-lo no outro dia dividido entre tambores e violinos.

Mike disse...

Bem pessoal, e eu a pensar que era o único tolinho com a "panca" do genérico da SIC. LOL
Mas pronto, já exorcizei este "mal" e já estou bem comigo mesmo...sobretudo porque sei que não estou só. :-)
Abraço.

............................ disse...

Eu também era viciado. Era criança e tinha um despertador interno que me fazia levantar só para ver o anúncio da SIC. Não me recordo muito da música, mas o vídeo era fantástico