A SIC faz hoje 18 anos. Os mesmos anos de televisão privada em Portugal.
Lembro-me do início da SIC há 18 anos, se não me engano às 16 horas, do dia 6 de Outubro de 1992. (estava eu com 16 aninhos)
Veio pôr fim ao monopólio da televisão estatal em Portugal e dar cor e movimento ao cinzento quase bolorento que vivia nos 2 canais então existentes.
Não sei se por ter visto nascer o projecto SIC e ter acompanhado o seu crescimento, sempre foi e continua a ser a minha televisão de preferência, hoje em dia estendida aos outros canais do universo SIC. Talvez por isso, mas também porque a SIC teve (entretanto alguns mudaram de estação) e continua a ter os melhores profissionais, mais giros e com melhor aspecto de todas as estações (salvo raras excepções aqui e ali).
Lembro-me do início da SIC há 18 anos, se não me engano às 16 horas, do dia 6 de Outubro de 1992. (estava eu com 16 aninhos)
Veio pôr fim ao monopólio da televisão estatal em Portugal e dar cor e movimento ao cinzento quase bolorento que vivia nos 2 canais então existentes.
Não sei se por ter visto nascer o projecto SIC e ter acompanhado o seu crescimento, sempre foi e continua a ser a minha televisão de preferência, hoje em dia estendida aos outros canais do universo SIC. Talvez por isso, mas também porque a SIC teve (entretanto alguns mudaram de estação) e continua a ter os melhores profissionais, mais giros e com melhor aspecto de todas as estações (salvo raras excepções aqui e ali).
20 comentários:
A SIC foi sem dúvida um marco na TV em Portugal.
Mas já teve dias melhores...
O que é importante é a inovação que trouxe com os novos canais, principalmente o SIC Notícias, o SIC Mulher e o SIC Radical.
Hoje não é o meu canal preferido; esse é a RTP, pois tem no meu entender os melhores profissionais.
Parabéns à SIC.
Isto pode parecer extremamente perturbante...mas eu vou fazer uma confissão!
Eu era viciado nesta música e no vídeo "com estas mil cores" quando era puto. Ficava acordado até altas horas apenas porque adorava imenso o vídeo. Enfim... São fases. ;-)
Também partilho da tua opinião quando dizes que a SiC veio transformar o panorama da TV em Portugal naquela altura. Foi extremamente inovadora, com bons programas de entretenimento, com profissionais novos mas no entanto com potencial e talento, e que por isso deixaram a sua marca na altura e ainda hoje andam por aí nessas vidas. Programas infantis (como me lembro da Ana Malhoa teen...), com bom jornalismo, e até com as melhores telenovelas que me recordo de ter visto até agora (se bem que essas vinham doutro país :-P)
Actualmente não partilho desta opinião. Não vejo inovação nem criatividade em quase nada do que é feito na Tv portuguesa. Os programas são sempre os mesmos, remetem-se às mesmas questões, mau jornalismo (na generalidade), as mesmas rotinas, enfim...
Por isso, a minha Tv poucas vezes se "abre" nos canais generalistas portugueses. Dou preferência a outros.
Abraços
É preciso andar a ler blogs dos outros para descobrir coisas do meu coelho. Acham normal???
Em relação ao post, lembro-me de estar sentadinho em frente à televisão a ver a Alberta Marques Fernandes a apresentar as notícias, e eu tão estupidamente contente...
Lembro-me desse dia tinha eu os meus 51 anitos:):):)pensava que tinha sido há mais tempo...
Deixei de ver televisão portuguesa há mais de três anos, não sei o que por lá se passa...não sei se fiz bem ou mal...mas na verdade não me faz falta.
Abracinho
João, tenho que concordar contigo, que a SIC já teve melhores dias, mas actualmente todas as televisões já os tiveram também. O jornalismo é aquilo que nós sabemos, boas séries e bons filmes só depois da enchurrada de novelas e reality shows... Valha-nos o cabo que ainda nos permite ter uma grande escolha.
Coelho 1, eu agora podia dar uma de intelectual e achar-te a pessoa mais estranha por gostares do "hino" da SIC...mas sabes que mais? (e aqui só para a gente que ninguém nos ouve)
- Eu também!!!lol Tirando a parte de ficar acordado até às tantas. Mas quando gravava filmes que eram trasmitidos mais tarde, deixava a gravar mais tempo para apanhar a música. Enfim...pancadas.
São da SIC os programas de entretenimento e de informação que mais ficaram na memória e dos quais fazemos ainda hoje comparações do que existe actualmente.
Hoje como referes, a inovação é pouca, e é um pouco copiar o que está feito, adaptar o que já se fez....
Abraço.
Coelho 2, já viste os podres do teu bunny? LOL
Vá, mas tens sorte que não ficou acordado até às tantas para ver coisas impróprias.:-)
Abraço.
P.S: eh páh! vocês baralham-me, lol. Parecia-me alguém com dupla personalidade. LOL
Maria Teresa, se deixou de ver televisão, não perdeu grande coisa nestes 3 anos. E se quer "regressar" à TV deixo-lhe um conselho: não o faça agora senão ainda se assusta. :-)
Beijinho.
quando a sic começou era bem fraquinha. Se bem me lembro (lá nos meus idos 18 anos)a coisa rodava um bocado à volta de fanfarronice e sexo, com aquele maravilhoso (noooot!!) Colpo Grosso, mais conhecido por Água na Boca
Eu vou ser muito sincera: no dia em que o Big Show Sic terminou, para mim a Sic acabou. Sem o macaco recuso-me a ver o canal. E sem o Adriano também.
P.S. - Eu também adorava o genérico da Sic. Acordava cedo para ouvir aquilo e ainda hoje sei a letra. MAS eu tinha sete anos... Ah, pois é...
também é a minha estação favorita ( fora cabo claro ) e concordo tb que é a estação com mais gente bonita por metro quadrado ;O)
Silvestre, já para não falar no "Na Cama com..." e o "Sex Appeal" e outros belos programas do género. :-)
Humming, comigo passou-se o mesmo mas foi com a Belle Dominique. LOL
Eu vou mexer uns cordelinhos (sim...eu tenho contactos) a ver se põe o macaco e o Adriano a apresentar qualquer coisinha. :-)
João, é não é? Também me parecia. (Salvo algumas excepções)
Eu também adoro o genérico da SIC. A música é muito gira.
Claro que, por motivos óbvios (idade lol), eu não me recordo do "nascimento" da SIC, mas cresci com os seus programas, principalmente novelas. A SIC faz um pouco parte de todos os que são da década de 90. :)
O que tu me fizeste recordar! Deveria eu ter os meus onze anos e andava todos os dias a sintonizar a TV para ver se as emissões da SIC já estavam disponíveis! Isto, porque onde eu morava, à data, a SIC não chegou logo de imediato. Lembro-me que foi uma excitação ver um canal novo! Sobretudo naquelas TV analógicas, em que se regula a antena à mão! AhAhAh! Estou a rir-me mas ainda tenho dessas! :P
Eu lembro-me perfeitamente disto! Tinha eu uns 14 anos e ainda era magro e tudo!
Deixem lá os viciados no genérico da SIC, que eu também fui agarrado durante muito tempo. E foi muito giro ouvi-lo no outro dia dividido entre tambores e violinos.
Bem pessoal, e eu a pensar que era o único tolinho com a "panca" do genérico da SIC. LOL
Mas pronto, já exorcizei este "mal" e já estou bem comigo mesmo...sobretudo porque sei que não estou só. :-)
Abraço.
Eu também era viciado. Era criança e tinha um despertador interno que me fazia levantar só para ver o anúncio da SIC. Não me recordo muito da música, mas o vídeo era fantástico
Enviar um comentário